Dicas para o Dj

Dicas para o Dj

Dicas para o Dj - cdj 200

 

DJ’s ou “Disc Jockeys” são pessoas que tocam música para o público em festas, eventos  ou simplesmente por diversão.

Existem vários tipos de DJs, de acordo com a configuração, gênero, estilo e da música que está sendo tocada.

Este post irá discutir a música remixada com CDJ

 

 

 

Dicas para o Dj

1º Dica para o Dj


Certifique-se de colocar um pedaço de papel para os pedidos . Se as pessoas querem fazer pedidos, eles costumam fazê-lo apenas se     houver um pedaço de papel.

Você pode querer fazer isso um tempo determinado antes de você começar a tocar.

Outras razões para a folha de papel são de que as pessoas podem ser muito tímidas para falar com o DJ, ou eles não poderiam ter  acesso ao palco para apresentar um pedido.

Como resultado, haverá pessoas chateadas por não ouvir a música que eles querem, isso não é bom para o Dj

2º dica para o Dj

Planeje um “set” (uma lista de músicas para ser tocada) antes de colocar o pé dentro de uma cabine de DJ. Escolha quais músicas para tocar e em qual ordem, músicas devem ser escolhidas por BPM, gênero e estilo. Escolha músicas antigas (anos 70,80 e 90) e musicas novas bem recentes. A seleção deve ser feita a partir de uma coleção de música dentro do mesmo gênero ou gêneros parecidos.

3º dica para o Dj

Você pode misturar um conjunto inteiramente composto de faixas de House Tribal ou misturar um conjunto de House clássico e New York House.

Você não deve, no entanto, misturar algo como House com drum bass, ou Axé com Techno.

4º dica para o Dj

Coloque o cd, pressione play no CD player, você deve garantir que o volume do canal para a cdj 1 está ligado e do volume principal está em um nível confortável.

Se você estiver usando o crossfader garantir que ele esteja no meio ou todo para cdj 1.

5º dica para o Dj


Carregar a próxima seleção no deck 2, certifique-se que o volume do canal para deck 2 ou esteja no meio ou se estiver usando o crossfader que é todo o para deck 1, e pressione play no deck 2. Você será capaz de ouvir a música que vem do deck 2 em seus headphones, mas não deve estar tocando para os alto-falantes. Isto é onde a “mistura” começa.

Nota: Se o mixer tem “cue” botões ou interruptores garantir que eles são pressionados ou ligou para os canais que deseja ouvir em seus fones de ouvido.

6º dica para o Dj

Ouça uma parte da pista próxima, e tente julgar o ritmo e ajustar o pitch para coincidir com a faixa em reprodução no deck 1 . Isso é chamado de Beat matching e implica em assegurar a batida do deck 1 e deck 2 estejam  exatamente na mesma velocidade e alinhados.

Quanto mais você se familiarizar com o gênero ou estilo de música que você está tocando, mais fácil se tornará.

7º dica para o Dj

Iniciar a nova música no deck 2 sobre a do deck 1, e encontrar a localização aproximada do seu ponto de marcação . Um ponto de sinalização é o ponto exato em que a música que deseja ouvir quando você pressiona play.

Geralmente você vai usar o “chute de bumbo” de primeira como o ponto de sinalização.

Normalmente, isso é feito pressionando o botão cue encontrado na cdj, e em seguida, procurando com os botões de busca ou jog wheel.

Quando pressionado o botão cue você deve ouvir uma batida única, com ele pressionado, pressione também o play em seguida solte o cue.

8º dica para o Dj

Ainda usando seus fones de ouvido garanta que suas músicas estejam com a batida perfeitamente correspondida quando você pressiona play no deck 2 .

Para fazer isso misturá-lo em apenas em seus fones de ouvido bem antes de você realmente enviá-lo para os alto-falantes e garantir que ele permaneça na batida.

9º dica para o Dj

Aguarde até que o ponto da música que está tocando no deck 1 em que você deseja começar a mixar a música no deck 2.

Neste ponto, pressione play no deck 2: ou com o crossfader em 50% (no meio), ou com o crossfader no deck 1, e, lentamente, movendo-o de um lado para o meio, e, eventualmente, todo o caminho para o deck 2, de modo que apenas a música no deck 2 permanecerá na mistura a partir desse ponto. Você não pode ouvir a mudança no volume nos fones de ouvido, DJs costuman usar seus fones de ouvido com um lado fora da orelha, para que possam ouvir o que está saindo de seus monitores, bem como o que está acontecendo antes que a música deixa o mixer.

10º dica para o Dj

Há muitos “truques” e técnicas que não foram discutidos neste guia, já que esta é apenas uma explicação básica para iniciantes ou curiosos, em outros post estarei dando mais dicas, mas o que realmente vale é a prática, procure praticar bastante se realmente você quiser ser um bom Dj.