Entendam BPM, Equalização, Sincronização


Entendam BPM, Equalização, Sincronização

Traktor

O que quer dizer BPM ?

BPM – Batidas por minuto (Beats Per Minute):


BPM é o andamento da musica, representa o ritmo, o número de batidas audíveis de uma peça de música por minuto. Quando maior for o número de BPM, mais rápido será o andamento da música para quem dança.

Uma música lenta tem normalmente entre 70 a 90 BPM, ao passo que as músicas de dança rondam 120 BPM, e as músicas trance podem atingir 160 BPM. O andamento é o número de BPM

O que vem a ser Equalização (EQ) ?

A equalização é o ajustamento do som dividido em bandas de frequências, muitas vezes na forma de frequências graves, médias e agudas.

O que consiste no aumento ou na diminuição do volume de uma gama de frequências: por exemplo, aumento de 12 dB dos graves (frequências de 20 Hz a 150 Hz) e diminuição de -12 dB dos agudos e médios.

Ela ajuda a tornar a música mais dançável: uma vez que as frequências graves fornecem o ritmo principal, o aumento dos graves pode fazer com que seja mais fácil dançar.

A equalização também pode ajudar a misturar duas peças de música: ao retirar-se os graves da faixa A para misturá-la com a faixa B (na qual foram suprimidos os médios e agudos), sobre a melodia da faixa A é sobreposta um híbrido do ritmo da faixa B.

A tonalidade de uma peça é afetada pelo ajustamento da equalização.

Sincronização

Sincronizar duas peças consiste em pô-las no mesmo ritmo (atribuir-lhes o mesmo número de batidas por minuto) e ajustar os batimentos de modo que fiquem alinhados em simultâneo (retardando ou parando a segunda peça para reiniciá-la no preciso momento em que o dispositivo reproduz a batida da primeira peça).


Essas são umas das coisas mais importantes que o Dj precisa saber antes de comprar uma controladora e começar a tocar em festas